07/05/2024 - Agora, os pacientes do Distrito Federal que precisarem de atendimento médico em uma unidade de pronto atendimento (UPA) podem verificar, antes mesmo de sair de casa, o tempo de espera em cada uma delas. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) implementou um painel que oferece informações em tempo real sobre o fluxo de atendimento nas instituições. Com isso, os usuários podem visualizar o estado das filas e o tempo estimado de espera. A novidade do Painel Fila nas UPAs já está disponível e promete facilitar a vida dos cidadãos que buscam atendimento médico nessas unidades.
O painel, implantado pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do IgesDF, exibe uma variedade de dados, incluindo a quantidade atual de pacientes na unidade, número de atendimentos realizados nas últimas 24 horas, a distribuição dos pacientes aguardando atendimento médico conforme classificação de risco, além do tempo médio de espera por classificação. São exibidos também os pacientes aguardando abertura de atendimento (GAE) e o tempo médio dessa espera.
Segundo o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., “esse painel representa um avanço na inovação tecnológica e na transparência. Ao disponibilizar esses dados em tempo real, os pacientes terão a opção de escolher uma unidade com menor tempo de espera, além de, aguardando pela consulta, saber exatamente quantas pessoas estão na sua frente.”
Ainda de acordo com o diretor-presidente do IgesDF, o novo sistema também permitirá a emissão de relatórios em tempo real sobre o número de atendimentos de cada UPA, tempo de espera e perfil epidemiológico. “Dessa forma conseguiremos mapear dados importantes para atuações estratégicas de melhoria do serviço. Além desses avanços, será possível transmitir ainda mais agilidade e transparência aos órgão de controle”, explica Juracy.
A implementação desses painéis está alinhada à governança clínica, modelo pautado no plano de trabalho do IgesDF que visa melhorias de processos e estratégias na identificação, análise e resolução de problemas para aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente.
“O sistema de filas nas UPAs opera de forma inteligente e dinâmica. Os painéis são constantemente atualizados, em tempo real, permitindo uma visão abrangente e precisa do estado das filas em todas as unidades, o que nos possibilita tomar medidas proativas para evitar congestionamentos e garantir um atendimento ágil e de qualidade para todos os pacientes”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde, Deilton Silva.
Segundo o superintendente, existe uma central de comando onde são monitoradas todas as unidades de pronto atendimento, para que se possa verificar possíveis superlotações, podendo até realocar recursos para mitigar a sobrecarga.
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